segunda-feira, 23 de novembro de 2009

UMA VOZ E SUAS IMAGENS - A cantora Mariana Aydar e dois Video-Clipes, no VIDE O VÍDEO 6

Uma das gratas surpresas da MPB é Mariana Aydar. Musicalmente segura e demonstrando muita maturidade ao interpretar canções autorais e de outros compositores, ela transita entre ritmos e nuances sem perder a sua identidade vocal, que embora particular, deixa quase que clara a lembrança de Elis Regina, quando lança mão de alguns recursos expressivos. O que não diminui em nada o seu trabalho de grande intérprete, pois atrás de um grande cantor sempre existe uma memória musical que lhe segue.

Mariana tem berço musical. Filha de Mário Manga (grande arranjador e componente do grupo Premê) e da produtora Bia Aydar, passou a infância entre estúdios, palcos e camarins, para posteriormente estudar em uma das mais conceituadas escolas de música do mundo, a Berklee School of Music, em Boston (EUA).

Aqui poderemos apreciar os vídeo-clipes das músicas “Palavras Não Falam” e “Deixa o Verão”, dirigidos por Douglas Kuruhma e Leandro Lima, respectivamente. Os vídeos são impecáveis e revelam o talento dos diretores, ressaltando o lado despojado de Mariana, que se mostra muito à vontade com a câmera e vai além do simples registro áudio-visual.

Em “Deixa o Verão” Douglas Kuruhma narra com as imagens, transformando-as num diário pessoal. A partir de uma edição, que em muito se referencia à fotografia de momentos corriqueiros e jogando algumas citações na tela como “Não tem começo...”,”Feliz Agora”, “Todos os lugares em que nos encontramos...”, reforça ainda mais uma impressão feminina. O vídeo-clipe tem um ar “alternativo” e despretensioso, apesar de ser tecnicamente bem finalizado.

Já “Palavras não Falam”, Leandro Lima aposta no minimalismo da imagem e embarca no depoimento da letra da canção, declaradamente íntima. Uma confissão transposta para o branco da tela, onde o centro dela é a própria Mariana cantando entre focos e desfocos, dando a nítida percepção da relação entre criador e criatura, ressaltada no estranhamento proposto pelo figurino e adereços. Em alguns momentos Mariana assumi até um tom meio performático.

Estamos diante de uma grande voz, uma grande intérprete, preocupada também com o diálogo com outras artes para agregar discursos poéticos ao seu dom: Cantar!

DEIXA O VERÃO



PALAVRAS NÃO FALAM

1 comentário: