terça-feira, 20 de outubro de 2009

VIDE O VÍDEO

A Cia. Santa-Fogo dá início ao projeto VIDE O VIDEO.
Semanalmente, aqui no blog, será postado um vídeo, acompanhado de um texto.
Teatro, Dança, Performance, Artes, Plásticas, Visuais e Audio-visuais, Literatura, Música, Filosofia e outras tantas manifestações do pensamento humano, estarão no VIDE O VÍDEO.

AGORA VENHAM NESSA CONOSCO!

E para começar com o pé direito, deixamos vocês com imagens de uma demonstração do trabalho do Mímico Corporal Dramático Mattia Maggi, do Hippocampe, Paris.

A Mímica Corporal Dramática

A Mímica Corporal Dramática, de Etienne Decroux (1898-1991), traz para o corpo os princípios que regem a própria estrutura do drama. Nela, princípios teatrais são traduzidos corporalmente, gerando a tensão necessária para o surgimento do conflito e da ação. Etienne Decroux escolhe, para esta transposição, o drama corporal universal, o primeiro conflito da Humanidade: a luta para manter-se de pé, a luta contra a gravidade terrestre. Desta forma, ao invés de lutar para que esse esforço não apareça na expressão artística, o mímico o demonstra em cada ação, recriando-o de maneira artificial, renovando o pacto de atração pela terra, colocando-se em situação de equilíbrio precário.


Sem comentários:

Enviar um comentário