sábado, 19 de junho de 2010

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DA CIA. SANTA-FOGO, NO CENTRO APOLO-HERMILO




No dia 03 de maio, uma segunda-feira, a Cia. Santa-Fogo deu o start na sua Residência Artística de 02 meses, no Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo (Recife/ PE). Durante esse período a companhia vai concluir o processo de montagem de seu mais novo espetáculo O HOMEM DA CABEÇA DE PAPELÃO (Texto de João do Rio, Com Carlos Ferrera, FLávio Santana & Maurílio Nascimento, sob direção de Carlos Ferrera.

A estréia é para o dia 10 de Julho/ 2010, às 20 horas, permanecendo sempre nesse mesmo horário, aos Sábados e Domingos, até o dia 01 de Agosto.

O HOMEM DA CABEÇA DE PAPELÃO marca os sete anos de atividades artísticas da Cia. Santa-Fogo. Concebido a partir do conto homônimo, do autor João do Rio (1881-1921), eleito um dos cem melhores da literatura brasileira, o espetáculo apóia-se nas técnicas da Mímica Corporal Dramática, de Etienne Decroux (1898-1991), de usos e possibilidades das máscaras expressivas e neutras, de preceitos da antropologia Teatral, do hibridismo decorrente entre as linguagens do teatro, performance, música e dança contemporânea, propondo uma intervenção cênica de caráter espacial, sonoro e visual, levando em consideração as imagens contidas no texto.

Magistralmente escrito, o conto O HOMEM DA CABEÇA DE PAPELÃO possui um conteúdo ficcional luxurioso e requintado, fala de amor, vício, crime, chegando ao horror e ao exotismo guiado por uma narrativa de passional vivacidade, tendo sido eleito recentemente como um dos principais contos da literatura brasileira. O texto é uma crítica a um certo país do Sol e aos seus habitantes, os solares. Nele, o autor descreve com minúcia os hábitos da população e, em especial, os de Antenor. Sujeito que só tinha um defeito: Dizer a verdade.


FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO O HOMEM DA CABEÇA DE PAPELÃO:

Texto: João do Rio (1881-1921)
Direção/Encenação, Figurinos, Iluminação, Preparação Corpo-Vocal, Adpatação e Roteiro Dramatúrgico: Carlos Ferrera
Atores-Criadores: Carlos Ferrera, Flávio Santana & Maurilio Nascimento
Trilha Sonora: Fábio Barros & Grupo Grão (SP)
Cenário, Preparação de Elenco, Assistência de Direção e Consultoria Cênica: Sebastião Simão Filho
Direção de Palco: Rauny Okuda
Assessoria de Comunicação: SANTO DE CASA - Artes & Milagres
Apoio: Centro Apolo-Hermilo e Prefeitura da Cidade do Recife

Sem comentários:

Enviar um comentário